Política

A partir de amanhã (19), a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) vai passar a ter um novo comando. O deputado federal Petro Lupion (DEM/PR) será o novo presidente do grupo que conta com o apoio de 206 parlamentares – 203 deputados e 3 senadores – e está perto de completar 10 anos.

O deputado paranaense assumirá posto que até este último sábado era ocupado pelo deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas/RS). Principal articulador da criação da FPBio, Goergen foi presidente do grupo que representa os interesses da indústria de biodiesel em Brasília durante dois mandatos: entre 2011 e 2014 e de meados de 2019 até agora.

Zona de turbulência

A indústria de biodiesel está enfrentando uma temporada particularmente turbulenta. Em abril, o governo federal decidiu reduzir a mistura obrigatória de 13% para 10% durantes dois meses numa tentativa para evitar pressões sobre preço final do óleo diesel e, assim, pacificar grupos de caminhoneiros que ameaçavam uma greve nacional similar à de 2018.

Era para durar apenas durante o terceiro bimestre, mas, na semana passada, a medida foi prorrogada para os meses de julho e agosto.

Reverter esse quadro é, certamente, uma das expectativas do setor produtivo. Mas há outras pautas urgentes. “Teremos discussões importantes, como a de um novo marco legal para inserção dos chamados ‘biocombustíveis avançados’ no mercado brasileiro, além de propostas para estimular a produtividade das usinas e do setor como um todo”, avaliou Lupion.

Posse da diretoria da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel
Data: 19 de maio de 2021 
Horário: 12h
Local: Restaurante Dom Francisco / ASBAC - St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, conjunto 31 – Brasília/DF

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Veja mais